terça-feira, 11 de maio de 2010

O Vestido de Noiva

Um sonho para a maioria das mulheres: entrar com um belo vestido de noiva pela igreja e dizer o tão esperado “Sim”. As informações sobre a história do vestido de noiva começam com a época bíblica, em que os noivos participavam de uma cerimônia religiosa e suas famílias, os preparavam com banhos especiais e óleos aromáticos.
Na Roma civilizada, as futuras esposas usavam uma túnica branca e se envolviam com um véu de linho bem delicado na cor púrpura. Nos cabelos, as jovens arrumavam com tranças e o enfeitavam com flores.

Na época bizantina, o vestido de noiva passou a ser voltado à elegância. As noivas casavam-se com seda vermelha bordada em ouro e as tranças no cabelo também eram feitas com ouro, simbolizando o poder. Na Idade Média, o cristianismo no Ocidente trouxe os costumes matrimoniais. O vestido de noiva surgiu nesse período com a função de apresentar à comunidade as posses da família da moça.
Com o passar dos séculos, os vestidos foram modernizando-se, seguindo as tendências da moda. Se antes, eram pesados e volumosos, agora as noivas optam por um tubinho tomara-que-caia. O véu é opcional. A cor branca ainda é a preferida, por simbolizar a pureza. Mas como gosto é pessoal, as noivas também optam por tons de pérola, rosa claro e até mesmo, cores mais fortes como amarelo e vermelho.



Um dos vestidos de noiva mais famosos do mundo foi o que a Lady Diana usou em seu casamento com o príncipe Charles, em 1981. Foi criado uma releitura do vestido da Rainha Vitória, em 1840, com inspiração no Romantismo.




Para mim, os vestidos de noiva tem um significado muito importante, porque nele você enxerga a sua conquista do matrimônio. Embora muitos gostam do vestidos com cores fortes, como vermelho, amarelo, azul; eu ainda prefiro o branco tradicional que demonstra que a mulher é pura (virgem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário